Serras

Serra de fita é uma máquina ferramenta cuja fita de serra se movimenta continuamente, pela rotação de volantes e polias acionadas por um motor elétrico.

A serra fita tem uma versatilidade de trabalho muito grande, podendo realizar quaisquer tipos de cortes retos ou irregulares, tais como círculos ou ondulações. Também pode ser utilizada para o corte de materiais muito espessos, difíceis de serem cortados na serra circular.

Sua estrutura é constituída de chapas soldadas; a mesa e os volantes são de ferro fundido e as demais partes de aço carbono.
A máquina serra fita pode ser de dois tipos: horizontal e vertical.

A escolha da Serra Fita:

Um ponto importante para a escolha correta da Serra Fita é atentar para a espessura da serra que nunca deverá exceder a 1% do diâmetro do volante da máquina.

Exemplo: Volante de 1 metro, espessura de no máximo 1 mm. Volante de 80 cm, espessura de no máximo 0,8 mm.

Quanto maior o diâmetro do volante, maior pode ser a espessura. Não esquecer, porém, que as serras finas têm menores possibilidades de trincar, proporcionam um maior aproveitamento do material;

Deve-se usar sempre o comprimento máximo permitido pela máquina para que , em caso de quebra, a lâmina possa ser consertada (soldada);

A largura máxima da serra está em relação às medidas do volante da máquina, é evidente que na mesma máquina pode-se usar lâminas mais estreitas.